Nossos ServiosNossos Servios
Convnios
Cosmticos e BelezaCosméticos e Beleza
Diretor Técnico, Dr Paulo Sergio Zeminian,CRM: 45136
Registro de Qualificação de Especialista 11.513
Dermatologia Cirurgica

As doenças alérgicas manifestam-se na pele sob diversas formas.
As mais comuns são as dermatites ou eczemas, as urticarias e os eritemas multiformes.
As dermatites ou eczemas são formas de alergia em que o organismo desenvolve lesões vermelhas, descamativas, exsudativas (úmidas) em diversas regiões do corpo, podendo acometer a pele toda.

A dermatite ou eczema atópico acomete principalmente crianças e adolescentes e manifesta-se com lesões principalmente na face e dobras da pele (braços, pernas, pescoço). Seu tratamento é feito com anti histamínicos (antialérgicos), corticoesteróides (cortisonas) de uso tópico e oral e modernos medicamentos de controle da resposta imunológica acentuada, que é a origem da dermatite atópica.

As dermatites ou eczemas de contato são outra forma importante de manifestação alérgica na pele. Conforme os agentes causadores da alergia pelo contato direto na pele, sejam cosméticos, roupas, produtos químicos diversos, surgem lesões em locais específicos e com características próprias que permitem o diagnóstico. Casos de origem duvidosa podem ser submetidos a testes alérgicos, os chamados “testes de contato” em que adesivos com as principais substâncias alérgicas são deixados em contato com a pele por 48 ou 72 horas e, ao serem retirados, provocam reações locais que permitem o correto estabelecimento do diagnóstico da origem da dermatite de contato. Os tratamentos exigem o uso de pomadas e cremes de corticoesteróides e, principalmente, o afastamento dos agentes causadores da alergia.

As urticárias são formas de alergia cutânea que se manifestam com lesões vermelhas e inchadas com muito prurido (coceira) na pele, os chamados “vergões” ou “urticas”. São normalmente desencadeadas por alimentos (peixes, crustáceos, derivados suínos, corantes, conservantes, etc.), medicamentos (analgésicos, antiinflamatórios, antibióticos, etc.), substâncias inaláveis (tintas, sprays em geral, inseticidas, etc.) ou quadros infecciosos, porém podem, em muitos casos, ter origem indeterminada.

O tratamento das urticarias é feito com os chamados anti histamínicos (anti alérgicos) e, nos casos mais graves, as cortisonas e a adrenalina, usada nos casos extremos com risco de edema de glote, em que há o fechamento das vias áreas respiratórias, com risco iminente de vida. A identificação dos possíveis agentes causadores das urticarias é muito importante.

Há outras formas comuns de dermatites que afetam áreas especificas da pele, como a dermatite seborrêica (afeta couro cabeludo, face e áreas com glândulas sebáceas como tórax, dorso, axilas, virilhas) e a dermatite de estase (afeta a parte inferior das pernas de pessoas com distúrbios circulatórios ou varizes).

Existem finalmente formas mais raras, porem graves de alergias, que ocorrem principalmente nas chamadas reações a drogas, que são fortes reações adversas do organismo a medicamentos, originando o chamado eritema polimorfo e sua forma mais grave, a síndrome de Stevens – Johnson, quadro gravíssimo que, juntamente com a necrólise epidérmica tóxica (síndrome de LYELL) exigem hospitalização e cuidados de terapia intensiva.

home | doenças | tratamentos | laser | cirurgia plástica | equipe médica | novidades | cadastre-se | localização | contatoDermatologia Dr. Paulo Zeminian
Av. Angélica, 819 - 1° andar - São Paulo - SP | Telefone 3826.1638
contato@clinicazeminian.com.br