Dermatologia Cirurgica

Lista de doenças


Diretor Técnico
Dr. Paulo Sergio Zeminian,
CRM 45136,
Registro de Qualificação de Especialista 11.513

Cirurgia Dermatológica

A cirurgia dermatológica é a área da especialidade médica dermatologia que trata da remoção de lesões benignas e malignas da pele.

As lesões benignas de pele são verrugas, pintas, cistos e diversas outras formações que surgem na pele, crescem em tamanho e número de lesões, tornando- se anti – estéticas e com comprometimento funcional do organismo.

A retirada cirúrgica das lesões benignas de pele é geralmente simples, através de pequenos procedimentos cirúrgicos, com anestesia local, realizados na própria clínica do dermatologista.

As lesões pré – malignas e malignas de pele são muito comuns e precisam ser tratadas.

As lesões pré – malignas (queratoses actínicas ,nevos pigmentares displásicos ) vistos como feridas na pele ou pintas pretas, são precursoras dos cânceres de pele e, quando retiradas a tempo, evitam a sua transformação nas formas mais agressivas dos carcinomas cutâneos e do melanoma maligno.

Os cânceres de pele (carcinoma baso – celular, carcinoma  espino – celular e melanoma ) são removidos na maioria das vezes por cirurgias com anestesia local, realizadas na clínica do dermatologista.

Em algumas situações especiais é necessária a internação do paciente e realização do procedimento em centro cirúrgico.

A técnica cirúrgica mais avançada para remoção dos cânceres de pele, para os casos mais graves, se chama cirurgia micrográfica de Mohs e consiste na retirada ampla dos tecidos acometidos pelos tumores com a preservação da pele e das outras estruturas anatômicas ao redor. Já é realizada aqui em alguns departamentos de dermatologia das principais escolas de medicina do país.