Dermatologia Cirurgica

Lista de doenças


Diretor Técnico
Dr. Paulo Sergio Zeminian,
CRM 45136,
Registro de Qualificação de Especialista 11.513

Lesões benignas de pele

As lesões benignas de pele são constituídas por um grande número de diferentes lesões que surgem na pele de adultos e crianças. Não causam em geral riscos, mas muitas vezes crescem em tamanho e número, algumas são infecciosas e precisam muitas vezes ser retiradas.

As lesões benignas de pele mais comuns em adultos são os nevos (conhecidos como pintas ), as queratoses seborreicas e os pólipos fibro epiteliais (conhecidos como verrugas ). Podem ser retirados quando aumentam em número e no tamanho das lesões.

As pintas (nevos) são perigosas quando são pretas, pois possuem o risco de se transformar em melanoma, a forma mais grave do câncer de pele, que avança para outros órgãos e é muitas vezes letal.

Crianças são também acometidas por lesões benignas de pele. As mais comuns em crianças são os moluscos contagiosos, que são um tipo de verrugas infecciosas. As verrugas comuns, chamadas popularmente de “olhos de peixe” afetam crianças e adultos, e precisam ser tratadas, pois são causadas por vírus e se multiplicam.

Adultos também são acometidos por verrugas infecciosas de transmissão sexual, os chamados condilomas.

Todas as lesões descritas acima precisam ser tratadas, através de cirurgia ou de cauterizações.