Dermatologia Clínica

Lista de doenças


Diretor Técnico
Dr. Paulo Sergio Zeminian,
CRM 45136,
Registro de Qualificação de Especialista 11.513

Micoses

Doenças causadas por fungos, podem afetar a pele, as unhas e os cabelos.

A pele acometida por fungos apresenta manchas geralmente avermelhadas e descamativas com progressão pelas bordas, as chamadas tíneas. Necessitam de confirmação por exames microscópicos, os chamados exames micológicos e cultura para fungos. Seus tratamentos envolvem antifúngicos de uso tópico e sistêmico.

A pitiríase versicolor é outra micose muito frequente que provoca manchas claras ou escuras na pele e é transmitida em praias e piscinas.

As unhas apresentam infecções por fungos que as destroem, originando quadros muito inestéticos. O diagnóstico exige também os exames micológicos e culturas, e os tratamentos, com antifúngicos sistêmicos e locais na forma de esmalte, são demorados.

O couro cabeludo, os cabelos e os pelos do corpo podem também ser afetados por fungos, provocando inflamações e perda de pelos e cabelos.

Outro quadro freqüente causado por fungo constitui a chamada candidíase, causada pelo fungo Cândida, que afeta regiões úmidas e dobras da pele, além das mucosas (boca e genitais).