Dermatologia Clínica

Lista de doenças


Diretor Técnico
Dr. Paulo Sergio Zeminian,
CRM 45136,
Registro de Qualificação de Especialista 11.513

Pintas/ Nevos

As lesões pigmentadas na pele, comumente chamadas de pintas ou sinais, são importantes porque as células pigmentadas com melanina que elas contém podem sofrer transformações e evoluir para formas perigosas de câncer de pele, os chamados melanomas, que são tumores altamente agressivos, com grande capacidade de disseminação para outros órgãos. Por esta razão é importante o exame dermatológico das lesões pigmentadas da pele. O médico dermatologista pode identificar elementos nas lesões pigmentadas que representam riscos de transformação maligna e indicar a retirada preventiva das lesões com este potencial.

Pintas ou sinais de pele com coloração escura, tons variados de cor, bordas irregulares e tamanhos significativos podem preencher os critérios do chamado ABCD das lesões pigmentadas (Assimetria, Bordas irregulares, Cor variada e Diâmetro crescente) e devem ser retiradas preventivamente.

Além do exame dermatológico convencional, pode-se, em certos casos, realizar o chamado exame dermatoscópico, em que as lesões pigmentadas, são examinadas por instrumentos ópticos com lentes de aumento, e também a chamada dermatoscopia digital, sistema computadorizado de armazenamento de imagens para acompanhamento clínico. Os melanomas são tumores altamente agressivos, com rápida e grande capacidade de originar metástases para órgãos internos como cérebro, pulmões, fígado, ossos, etc.